quinta-feira, 31 de março de 2011

É Tudo Verdade tem início

Com 92 documentários na programação, evento vai até o dia 10 de abril com exibições simultâneas em SP e no Rio.

Alan de Faria

A principal vitrine da produção de documentários nacional e mundial. É dessa maneira que o festival É Tudo Verdade pode ser caracterizado. Os números do evento, que tem início amanhã e vai até o dia 10 de abril, justificam o título: serão exibidos 92 documentários, entre curtas e longas-metragens, de 29 países – segundo Amir Labaki, fundador e curador do festival, foram mais 1.100 de filmes inscritos. E todas as sessões são gratuitas.

“Nosso objetivo é mostrar o que de melhor tem sido produzido quando o assunto é documentário. A questão do tema do filme ou a tentativa de apresentar produções com temáticas diferentes nem são colocadas em discussão, uma vez que a diversidade já é uma característica própria do universo documental”, afirma o curador.

Mesmo assim, o 16º É Tudo Verdade traz, em sua programação, filmes com assuntos distantes da realidade de quem mora em São Paulo – como Entre Vãos, sobre uma comunidade quilombola remanescente em Vão das Almas, em Goiás – e produções mais populares, como Gretchen – Filme Estrada e São Silvestre.

PRODUÇÕES SOBRE POESIA GANHAM FAIXA ESPECIAL NA MARATONA

O 16º É Tudo Verdade vai promover um intenso encontro entre a literatura e o cinema. Isso vai acontecer dentro do programa Retrospectiva Brasileira – Poesia É Verdade, por meio do qual será possível assistir a documentários que falam sobre uma série de poetas brasileiros. “Tive a ideia de criar essa programação há cinco anos. Quis mostrar ao público filmes que têm a mesma ousadia estética que os poetas retratados por eles”, conta Amir Labaki, curador do festival. Na programação estão os curtas Caramujo-Flor, sobre Manoel de Barros, O Poeta do Castelo, sobre Manuel Bandeira, e o longa Vinicius, sobre Vinicius de Moraes. Um dos destaques é Pan-Cinema Permanente, a respeito de Waly Salomão, título que foi um dos vencedores do É Tudo Verdade em 2007.

SERVIÇO

O quê: É Tudo Verdade – 16º Festival Internacional de Documentários
Onde e quando: em São Paulo e no Rio, de 31 de março a 10 de abril
Entrada franca
Informações: www.itsalltrue.com.br
Logotipo do veículo Jornal iTEIA - PE
29/03/2011 -

Nenhum comentário: