sábado, 19 de março de 2011

19 DE MARÇO, DIA DO ARTESÃO.

Dia do Artesão

A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.

O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo.

A palavra artesão significa indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.
O DIA DO ARTESÃO foi instituído em 19 de março, dia em que se festeja SÃO JOSÉ Carpinteiro e surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades.

Os artesãos são pessoas sensíveis, talentosas, são artistas operários, que com sua arte simplista registram a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo contribuindo dessa forma para a reconstrução da história das civilizações.
 
O artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. Era cultivado em comunidades muito remotas e manteve-se tanto nas culturas ágrafas, quanto nas sociedades pós-industriais e se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões utilizados em cada época e região.

A rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, muitas vezes reinventadas em cada nova peça ou forma, de acordo com a inspiração dos artesãos.Em virtude disso, o artesanato é um repositório universal precioso de práticas e símbolos.
Cada povo tem no artesanato aspectos fundamentais de sua identidade. Por isso, o artesanato não diz respeito somente aos seus produtores e consumidores, mas também, e principalmente, ao todo da cultura.

Quando celebramos o Dia do Artesão, resgatamos a consciência de que apoiar o esforço daqueles que são,a um só tempo artesãos, artistas, empresários e significa proteger e perpetuar o caráter cultural de nosso País.
Não enterrrei os talentos recebidos por Deus, quero multiplicá-los para outras gerações e com esse encontro perene, quase miraculoso, entre mãos, materiais e memória uso minha criatividade para idealizar e confeccionar peças originais, utilizadas para encantar as pessoas e embelezar diversos ambientes.

Parabéns!!!!!

Regina Coeli

Nenhum comentário: