sexta-feira, 25 de março de 2011

Como tirar mofo de roupas

Você já foi pegar uma roupa mo armário ou mesmo do cesto de roupas sujas e por estar úmida se deparou com mofo?
Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais.
Eles se proliferam em lugares úmidos e escuros, por esta razão principalmente no inverno acabamos tendo estes problemas.
Certos tipos de bolor podem causar males à saúde, no entanto, algumas espécies desses fungos são benéficas, sendo muito utilizada na produção de queijos e em medicamentos, como a penicilina.
Então hoje iremos dar algumas dicas para tirar o mofo e deixar as suas peças bonitas de novo, para você usar quando quiser!
Aconselhamos fazer um teste em uma pequena área escondida da roupa para evitar que manche.

Dicas:

  • A maioria das manchas de mofo pode ser removida durante a lavagem se forem umedecidas antecipadamente.
  • Cubra a mancha com uma pasta feita com suco de limão e sal.
  • Faça uma pasta com alvejante, água e gotas de amônia e deixe a pasta cobrir a mancha por 15 a 30 minutos.
  • Uma xícara de álcool e despeje bem em cima da mancha. Em seguida esfregue bem essa parte até sair tudo. Serve tanto para roupa branca quanto para colorida, mas tenha cuidado para não desbotar a roupa.
  • Caso o mofo esteja na roupa toda, ferva a roupa em água com bicarbonato de sódio (2 colheres de chá de bicarbonato para 1 litro de água). Tenha cuidado, pois alguns tecidos não suportam altas temperaturas!
  • Se a roupa tiver manchas de bolor e for colorida, mergulhe a parte com a mancha em leite fervendo até desaparecer o mofo. Em seguida lave o local com água e vinagre branco.
  • Você poderá usar também aqueles alvejantes seguros. Derramar diretamente sobre a mancha. Deixar agir. Colocar em uma panela um pouco de água, sabão em pó e bastante alvejante. Colocar a peça para ferver e ir mexendo e colocando mais alvejante diretamente sobre a mancha durante a fervura. Existem várias marcas de qualidade no mercado, use o que mais vocês gostarem e estiverem acostumados.
De vez em quando coloque as roupas do armário no sol para arejar e evitar o mofo existe também no mercado saches que colocados nos armários e gavetas evitam que as roupas fiquem com cheiro e mofo.
Esperamos ter ajudado.

Nenhum comentário: