A oficina está sendo ministrada pela cordelista Maria do Rosário Lustosa.
Iniciada na noite desta segunda-feira (12), em Barbalha, a Oficina de Cordel promovida pelo Grupo de Trabalho Local - GTL, por meio de ações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento –PNUD - e Confederação Nacional dos Municípios – CNM.
A oficina realiza-se na Biblioteca Pública Padre Agostinho Mascarenhas, no anexo da Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Matriz, das 18h às 21h e está sendo ministrada pela cordelista Maria do Rosário Lustosa, membro da Academia dos Cordelistas do Crato, Sociedade dos Poetas de Barbalha e Instituto Cultural do Vale Caririense. Vai se estender até sexta feira (16). Nesta oficina o participante aprende, por meio de histórias, improvisos e interação, como escrever e contar as diversas modalidades da literatura de cordel. Dinâmicas de teatro de cordel trabalham a expressão corporal para o universo da poesia popular rimada e metrificada ser vivenciado plenamente.
O objetivo é iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, através da oralidade da cultura popular. No período de 19 a 23 de setembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, no mesmo horário, Edilson Botelho vai ministrar a segunda parte da capacitação quando ministrará oficina de Xilogravura para o mesmo público que está participando da primeira fase. A oficina, além de capacitar os alunos a entalhar peças, aborda a origem desse tipo de gravura e sua relação com a literatura de cordel.
Josélio Araújo
Rádio Cetama
Fotos: Panticola
Nenhum comentário:
Postar um comentário