sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cariri Cangaço em Barbalha teve participação de 17 estados brasileiros

Aberto na última terça-feira (20), em Crato, o evento reúne centenas de pessoas em sete cidades da região.

A terceira edição do Cariri Cangaço entra na reta final com importantes palestras, visitas a lugares históricos dentro da memória do cangaço no Cariri. Aberto na última terça-feira (20), em Crato, o evento reúne centenas de pessoas em sete cidades da região. Barbalha foi a cidade escolhida para sediar a terceira noite do evento com a realização de duas conferências na noite desta quinta-feira (22), no Cine Teatro Neroly Filgueira.
 
À tarde os participantes tiveram a oportunidade de visitar o sitio Cabeceiras, onde mantiveram contato com o grupo de Penitentes Irmãos da Cruz, onde houve uma breve apresentação dos mesmos pelo Professor Josiêr Ferreira, representando o Centro Pró Memória de Barbalha e o Projeto Sobrado/Senzala, que fez uma explanação da importância do Grupo para a cultura regional e o seu surgimento, implantado pelo Padre Ibiapina, em uma época de fome e peste na nossa cidade.
  
O evento contou com a participação de mais de 120 estudiosos, além dos participantes de 17 estados brasileiros, pesquisadores do assunto de diversas universidades. Houve exposição de livros de vários autores que versam sobre a temática do cangaço. As conferências foram proferidas pelos escritores Ângelo Osmiro e Ivanildo Siqueira.  O evento será encerrado no próximo domingo (25).






Por: Josélio Araújo

Nenhum comentário: