Festa tradicional reúne várias manifestações culturais e
se transforma em uma grande celebração tendo o boi como o centro do
universo místico-religioso
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou no dia 30 de agosto, o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do
Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de foi
apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional – Iphan pela Comissão Interinstitucional de Trabalho, composta
pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do
Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal
de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião
e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi
dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de
Bois Alternativos.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou da reunião e
destacou que “a fundamentação dos processos que tramitam no Iphan é tão
rigorosa e tão minuciosa que dá ao povo brasileiro a garantia de que o
bem avaliado está protegido e será realmente preservado”. Ana de
Hollanda disse ainda que está “especialmente feliz” por ter participado
pela primeira vez da reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio
Cultural exatamente neste dia porque é “fã do Bumba-meu-boi”. O
presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também ressaltou a
importância do registro confirmando que “em breve, todos estaremos no
Maranhão para estabelecer as estratégias de salvaguarda no
Bumba-meu-boi, agora um patrimônio nacional”. A reunião em Brasília foi
transmitida ao vivo, por vídeo-conferência, para o Palácio dos Leões, a
sede do governo do estado do Maranhão, de onde a governadora Roseana
Sarney acompanhou a apresentação do dossiê, ao lado de cerca de cem
pessoas, entre representantes de todos os sotaques do Bumba-meu-boi do
Maranhão.
O Bumba-meu-boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega
diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo,
composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o
plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi,
confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu
universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens.
De um modo geral, o auto do Bumba-meu-boi é apresentado como a morte e
a ressurreição de um boi especial. As apresentações cômicas são feitas
com grande participação do público e são entremeadas por toadas curtas
contando a história sobre um boi precioso e querido pelo seu amo e pelos
vaqueiros. Pai Francisco, o escravo de confiança do patrão, mata e
arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua
esposa, Mãe Catirina. O crime de Pai Francisco é descoberto e por isso
ele é perseguido pelos vaqueiros da fazenda, caboclos guerreiros e os
índios. Quando preso, são infligidos terríveis castigos e, para não
morrer, Pai Francisco se vê forçado a ressuscitar o animal. É quando o
doutor entra em cena para ajudar a trazer à vida o boi precioso, que, ao
voltar, urra. Todos, então, cantam e dançam em comemoração.
Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no
catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoção aos santos
juninos São João, São Pedro e Santo antonio. Os cultos religiosos
afrobrasileiros do Maranhão também estão presentes, como o Tambor de
Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e
os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação
espiritual. O parecer do Departamento de Patrimônio Material – DPI/Iphan
destaca que o Bumba-meu-boi do Maranhão reúne também outras
manifestações culturais e, por isso, é chamado de complexo cultural.
Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi
extrapola a brincadeira e se transforma em uma grande celebração tendo o
boi como o centro do seu ciclo vital e o universo místico-religioso.
Medidas de Salvaguarda
Ao concluir que é no contexto da celebração que o universo
místico-religioso com a devoção a São João, outros santos juninos e de
cultos afrobrasileiros, as músicas, as danças, o teatro, os artesanatos,
entre outros, alcançam seus sentidos plenos e se transformam no
Bumba-meu-boi maranhense, o Iphan indica o registro do Complexo Cultural
do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil. Para
preservar a festa, o DPI/Iphan sugere algumas medidas de salvaguarda
como o incentivo à documentação, conhecimento e divulgação;
fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos; e valorização das
expressões tradicionais do Bumba-meu-boi.
Entre as sugestões de salvaguarda estão a implantação de políticas
públicas em municípios do interior para integrar os grupos, buscando a
valorização de expressões locais e a redução da discriminação. Também é
necessário criar novos espaços para a apresentação dos grupos,
aproximando integrantes e a platéia, uma vez que alguns arraiais
oficiais foram construídos palcos que, além de distanciar o público,
modificam as práticas de sociabilidade tradicionais do Bumba-boi,
baseadas na aproximação entre brincante e espectador.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan comunicacao@iphan.gov.br Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br (61) 2024-5476 / 2024-5477 www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr |
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Bumba-meu-boi do Maranhão é o mais novo patrimônio cultural brasileiro
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