sábado, 23 de abril de 2011

DATAS COMEMORATIVAS

Selecione abaixo o mês desejado para visualizar as comemorações do período:

Comemorações de abril

01
Dia da Mentira
O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras. Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...
 
Dia da Abolição da Escravidão dos índios - 1680
02
Dia do Propagandista
04
Dia Nacional do Parkinsoniano
07
Dia do Corretor
 
Dia do Jornalismo
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra "jornalismo" quer dizer profissão exercida pelo jornalista. Este, por sua vez, é quem apura, reúne, seleciona e difundem idéias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão. Em busca de informações atualizadas e de interesse público, ele é responsável pela sua divulgação na imprensa, representada por jornais, rádios, revistas, televisão e Internet.
 
Dia do Médico Legista
 
Dia Mundial da Saúde
Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.
08
Dia da Natação
Um esporte completo: assim é vista a natação, uma atividade que trabalha todo o conjunto muscular do nadador sem os impactos específicos que podem lesar as articulações ? o que é bastante comum em outros exercícios físicos. Além disto, estimula as atividades cardíacas e respiratórias e é recomendada para qualquer idade. Para quem gosta de competir, a natação exige treinamento e um bom preparo físico. Porém, pode ser utilizada para outros fins, como na terapia de reabilitação, recuperando o indivíduo de atrofias musculares.
 
Dia do Correio
 
Dia Mundial do Combate ao Câncer
Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou esta taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens. Diante desses números, o IBGE teen convida você para entrar na luta contra o câncer. Para começar, você pode ler um pouco sobre o tema, saber as causas e as formas de evitar o câncer. Uma boa medida é adotar um estilo de vida saudável, de forma a minimizar os riscos de adquirir essa doença.
09
Dia Nacional do Aço
10
Dia da Engenharia
12
Páscoa
 
Dia do Obstetra
13
Dia do Office-Boy
 
Dia dos Jovens
O número de jovens existentes no mundo equivale a mais de um terço da população do planeta. Eles precisam não só ter voz ativa para traçar o seu próprio futuro, como também ter assegurado para si uma estabilidade nos seus planos profissionais e de lazer. Isto inclui um meio ambiente saudável, melhorias nos níveis de vida, mas principalmente na educação. O ideal de vida para um jovem é que ele seja consultado sobre suas expectativas e orientado a partir delas, sendo incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive
 
Dia do Hino Nacional 1º Execução do Hino Nacional Brasileiro 1831
14
Dia Pan-Americano
15
Dia da Conservação do Solo
A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.
 
Dia Mundial do Desenhista
Coloque um lápis e um pedaço de papel na mão deles que eles vão longe. Riscos, rabiscos, linhas, curvas e no final um belo desenho. Assim são os desenhistas, sejam eles, técnico, desenhista industrial, programador visual ou aquele que se dedica ao desenho livre. Mais importante é o que revela seus traços. E neste dia, seus autores merecem parabéns.
 
Dia do Desarmamento Infantil
16
Dia da Voz
18
Dia Nacional do Livro Infantil
 
Dia de Monteiro Lobato
19
Dia do índio
Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do índio, em todo o continente americano. No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do índio em 19 de abril. A música de Jorge Benjor diz que "todo dia era dia de índio", lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi descoberto. Mas em outra estrofe, Benjor lembra que "agora ele só tem o dia 19 de abril".
 
Dia do Exército Brasileiro
20
Dia do Diplomata
 
Dia do Disco
21
Tiradentes
 
Dia da Latinidade
 
Dia do Metalúrgico
Metalurgia é o trabalho de extrair e manipular os metais a partir dos seus minérios. Hoje em dia, a grande produção metalúrgica é proveniente das grandes indústrias. Voltando no tempo, é possível dizer que as atividades metalúrgicas remontam a seis mil anos atrás, no Oriente Médio, quando o cobre era martelado e dele se faziam pequenos utensílios domésticos. A prata também era um metal freqüentemente trabalhado. A metalurgia é um dos expoentes econômicos do Brasil, principalmente na siderurgia, com destaque para a produção de aço bruto. Os metalúrgicos brasileiros são uma classe trabalhadora famosa por sua capacidade de se reunir para lutar por seus direitos. Foi a partir de movimentos organizados por este setor que importantes mudanças se processaram na sociedade, principalmente quando o assunto é direitos trabalhistas.
 
Dia do Policial Civil
 
Dia do Policial Militar
22
Descobrimento do Brasil
Nos idos de 1500, Portugal, um pequeno país do Oeste Europeu, bem entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, conseguiu construir o que se chamou Império Português Ultramarino (quando acumulou fora do continente europeu territórios sob seu domínio, entre eles o Brasil). Esse imperialismo, que também foi seguido pela Espanha, foi resultado, entre outros motivos, do interesse científico na exploração marítima, do interesse de ampliar o comércio com o Oriente e da vontade de estender domínios e religião por terras não-cristãs.
 
Dia da Força Aérea Brasileira
O Dia da Força Aérea Brasileira é comemorado no dia 22 de abril por ter sido esta a data em que o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de missões durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nesse dia, o grupo chegou a realizar 11 missões, envolvendo 44 decolagens com apenas 22 pilotos. A primeira missão começou às 8:30 e o último avião retornou à base às 20:45.
 
Dia da Comunidade luso-brasileira
 
Dia do Planeta Terra
Antigamente, achavam que nosso planeta era o centro do Sistema Solar, com o Sol e os planetas girando à sua volta. Engano! Muita gente morreu tentando provar o contrário: que é a Terra que gira ao redor do Sol. Os homens, pequenos diante da imensidão do continente, deram-lhe o nome de Terra. Não parece outro engano? Só depois é que souberam que, na verdade, o continente que é pequeno diante de tanta água. Dos 510 milhões de quilômetros quadrados de superfície, cerca de 71% correspondem aos mares e apenas 29% são continente.
23
Dia de São Jorge
 
Dia Mundial do Escoteiro
O escotismo, ou escoteirismo, foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908. é uma organização mundial de educação extra-escolar para meninos e jovens que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe. Através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente.
 
Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
 
Dia Nacional da Educação de Surdos
24
Dia do Agente de Viagem
 
Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25
Dia do Contabilista
26
Dia do Goleiro
 
Dia da 1ª Missa no Brasil
27
Dia da Empregada Doméstica
28
Dia do Sacerdote
 
Dia da Educação
 
Dia da Sogra
30
Dia do Ferroviário
 
Dia Nacional da Mulher
 

Nenhum comentário: