Acompanhe uma viagem ao passado através de imagens, mostrando a evolução do ônibus na cidade de Fortaleza durante o século XX.
Os primeiros ônibus a circular em Fortaleza eram veículos mistos com cabine de motorista separada da cabine de passageiros e parte posterior com caçamba para transporte de cargas. Começaram a circular na década de 1920. A primeira linha de ônibus foi instalada em 1928, com seis ônibus da empresa Pedreira que cobriam a cidade. Os primeiros ônibus de grande porte a circular em 1941 eram veículos da marca GMC com capacidade para 40 passageiros.
Ônibus Misto
Um dos primeiros ônibus com carroceria de madeira fabricado no Ceará na década de 30 e 40.
Um dos primeiros ônibus com carroceria de madeira fabricado no Ceará na década de 30 e 40.
Ônibus da Light, R. Floriano Peixoto, postal Loja Chrysanthemo (1931)
Ônibus light na Rua Floriano Peixoto, que já se chamou Boa Vista, Pitombeira, das Belas e Rua nº 5. Mas a foto antiga data de 1930, quando a rua já tinha o nome atual. Velhos sobrados no estilo neoclássico faziam aquela rua onde trafegavam ônibus da "Light", carros hoje conhecidos como calhambeques, carroças e animais. As pessoas andavam normalmente de chapéu, quer de massa, palhinha ou palha mesmo. A bomba da gasolina da época dava um toque todo especial. Vemos por trás o velho mercado de ferro inaugurado em 1897 e dali retirado em 1937. Também vemos os postes telegráficos, estes com várias hastes de apoio, cada qual comportando oito fios, totalizando 48 fios. A posição do fotógrafo é de costas para o sertão e frente para o mar. Na foto antiga vê-se o Passeio Público à distância. Fonte: Arquivo Nirez
Arquivo (Nirez) |
Ford 1934
Ford V-8 1936
Carroceria de madeira fabricada em Fortaleza (Empresa Redenção)
Ônibus Jardineira, Fortaleza 1947
O ônibus abaixo tem mecânica de caminhão Ford 1946, sobre o qual foi montada uma carroceria em madeira (feita em Fortaleza) do tipo "Jardineira". Percorria a linha entre Fortaleza e Recife no ano de 1947. O veículo tinha capacidade para 47 passageiros sentados. Pertencia à Empresa Redentora.
GMC 1948
Ônibus com carroceria de madeira fabricada em Fortaleza, Empresa Vitória.
Ônibus linha Baturité - Fortaleza
O ônibus da foto tinha carroceria feita em metal e madeira, montada em um chassis Ford ano 1951, provavelmente um F-6 ou F-7. Pertencia à empresa Redenção e fazia a linha Fortaleza-Baturité nos anos 50.
Ford Alemão 1954
Ônibus marca Ford com carroceria de ferro fabricado em Fortaleza, Empresa Redenção.
Abrigo Central (Anos 50)
A foto dos anos 50 nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet modelo "Gigante" no abrigo de passageiros da Praça do Ferreira, em Fortaleza. O ônibus da foto foi produzido entre 1941 e 1946, com mecânica importada e carroceria de fabricação nacional.
Ônibus Mercedes (Anos 50)
O ônibus da foto é um Mercedes-Benz com carroceria de madeira, serviu na linha que servia o bairro de Porangabuçú nos anos 50. Pertencia à Viação Angelim.
Carrocerias J. Félix - Fortaleza
A empresa Organização J. Félix ltda, sediada em Fortaleza, fabricava carrocerias para ônibus com estrutura em madeira na década de 50. Vemos na foto um chassis de ônibus à esquerda e o mesmo encarroçado por esta empresa à direita. A mecânica era da Mercedes-Benz.
Ônibus Fortaleza-Maracanaú (1956)
O ônibus da foto tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria de fabricação nacional. Servia na linha entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú no ano de 1956. Pertencia à Empresa Santo Antônio Ltda, de José Assis de Oliveira.
Ônibus Chevrolet 1959
A imagem nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet nacional em Fortaleza no ano de 1959. A carroceria, em estrutura de madeira, foi fabricada localmente. O veículo, da Empresa Vitória, fazia a linha entre Caucaia e Fortaleza.
Ônibus Fortaleza-Jacaúna (1959)
O ônibus da imagem percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna via Iguape, em 1959. A mecânica do veículo é Mercedes-Benz e a carroceria do fabricante Crosley. Pertencia a Edgar Ferreira Parrião, atualmente Empresa São Benedito.
Ônibus Fortaleza-Vazante (1960)
O ônibus da foto percorria a linha Fortaleza-Vazante via Ocara no ano de 1960. A firma pertencia a José Lopes da Silva (atualmente Empresa São Benedito. A mecânica era Mercedes-Benz e a carroceria da Emílio Pasula & Filho, de São Paulo.
Praia de Iracema (1960)
Caminhão misto Mercedes-Benz na Linha Fortaleza-Morada Nova (CE):
Início dos anos 60
Centro de Fortaleza, da Enciclopedia Britannica.
Ônibus Chevrolet - Fortaleza (1962)
O caminhão para transporte misto da imagem abaixo, tinha mecânica Chevrolet "Brasil" e percorria a linha Fortaleza-Esperança(CE) no ano de 1962. A firma pertencia a Pedro Paulino Viana, Empresa Nova Esperança.
Caio 1966
Ônibus Mercedes-Benz carroceria Caio, Empresa Santo Antônio.
Postal Anos 60
Ônibus na Praça José de Alencar.
Postal 1967
Praça José de Alencar e os ônibus coloridos.
Postal Anos 60/70
Praça José de Alencar à noite.
Os "Trolleys" de Fortaleza
Os trólebus de Fortaleza tiveram curta duração, de 1967 até 1971. Os 10 veículos, eram da Massari, de fabricação nacional. O encerramento do serviço se deu devido à pouca rentabilidade que os trajetos percorridos proporcionavam. Os veículos foram vendidos à CMTC de São Paulo. Postal Anos 70
Ônibus na Praça José de Alencar.
Postal 1971
Praça José de Alencar.
Manchete 1972 - Ciferal Líder
Expresso de Luxo na linha Fortaleza-Recife e Expresso Fortaleza na linha Fortaleza-Rio de Janeiro.
Rodoviária de Fortaleza (Década de 70)
Postal do Terminal Rodoviário Eng. João Thomé.
Anos 80
Postal com um ônibus da Empresa Redenção em frente ao antigo Othon Palace.
Rodoviária de Fortaleza (Década de 90)
Postal do Terminal Rodoviário Eng. João Thomé.
Ônibus com carroceria de madeira, percorria a linha de Fortaleza a Guaramiranga.
Ford V-8 1936
Carroceria de madeira fabricada em Fortaleza (Empresa Redenção)
Ônibus Jardineira, Fortaleza 1947
O ônibus abaixo tem mecânica de caminhão Ford 1946, sobre o qual foi montada uma carroceria em madeira (feita em Fortaleza) do tipo "Jardineira". Percorria a linha entre Fortaleza e Recife no ano de 1947. O veículo tinha capacidade para 47 passageiros sentados. Pertencia à Empresa Redentora.
GMC 1948
Ônibus com carroceria de madeira fabricada em Fortaleza, Empresa Vitória.
Ônibus linha Baturité - Fortaleza
O ônibus da foto tinha carroceria feita em metal e madeira, montada em um chassis Ford ano 1951, provavelmente um F-6 ou F-7. Pertencia à empresa Redenção e fazia a linha Fortaleza-Baturité nos anos 50.
Ford Alemão 1954
Ônibus marca Ford com carroceria de ferro fabricado em Fortaleza, Empresa Redenção.
Abrigo Central (Anos 50)
A foto dos anos 50 nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet modelo "Gigante" no abrigo de passageiros da Praça do Ferreira, em Fortaleza. O ônibus da foto foi produzido entre 1941 e 1946, com mecânica importada e carroceria de fabricação nacional.
Ônibus Mercedes (Anos 50)
O ônibus da foto é um Mercedes-Benz com carroceria de madeira, serviu na linha que servia o bairro de Porangabuçú nos anos 50. Pertencia à Viação Angelim.
Carrocerias J. Félix - Fortaleza
A empresa Organização J. Félix ltda, sediada em Fortaleza, fabricava carrocerias para ônibus com estrutura em madeira na década de 50. Vemos na foto um chassis de ônibus à esquerda e o mesmo encarroçado por esta empresa à direita. A mecânica era da Mercedes-Benz.
Ônibus Fortaleza-Maracanaú (1956)
O ônibus da foto tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria de fabricação nacional. Servia na linha entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú no ano de 1956. Pertencia à Empresa Santo Antônio Ltda, de José Assis de Oliveira.
Ônibus Chevrolet 1959
A imagem nos mostra um ônibus com mecânica Chevrolet nacional em Fortaleza no ano de 1959. A carroceria, em estrutura de madeira, foi fabricada localmente. O veículo, da Empresa Vitória, fazia a linha entre Caucaia e Fortaleza.
Ônibus Fortaleza-Jacaúna (1959)
O ônibus da imagem percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna via Iguape, em 1959. A mecânica do veículo é Mercedes-Benz e a carroceria do fabricante Crosley. Pertencia a Edgar Ferreira Parrião, atualmente Empresa São Benedito.
Ônibus Mercedes Vieira (Anos 60)
O ônibus da imagem pertencia à Empresa Iracema, da organização José Setúbal Pessoa, e percorria a linha Dom Luiz. Tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria Vieira, de São Paulo.
Ônibus Fortaleza-Vazante (1960)
O ônibus da foto percorria a linha Fortaleza-Vazante via Ocara no ano de 1960. A firma pertencia a José Lopes da Silva (atualmente Empresa São Benedito. A mecânica era Mercedes-Benz e a carroceria da Emílio Pasula & Filho, de São Paulo.
Praia de Iracema (1960)
Caminhão misto Mercedes-Benz na Linha Fortaleza-Morada Nova (CE):
Início dos anos 60
Centro de Fortaleza, da Enciclopedia Britannica.
Ônibus Chevrolet - Fortaleza (1962)
O caminhão para transporte misto da imagem abaixo, tinha mecânica Chevrolet "Brasil" e percorria a linha Fortaleza-Esperança(CE) no ano de 1962. A firma pertencia a Pedro Paulino Viana, Empresa Nova Esperança.
Caio 1966
Ônibus Mercedes-Benz carroceria Caio, Empresa Santo Antônio.
Postal Anos 60
Ônibus na Praça José de Alencar.
Postal 1967
Praça José de Alencar e os ônibus coloridos.
Postal Anos 60/70
Praça José de Alencar à noite.
Os "Trolleys" de Fortaleza
Os trólebus de Fortaleza tiveram curta duração, de 1967 até 1971. Os 10 veículos, eram da Massari, de fabricação nacional. O encerramento do serviço se deu devido à pouca rentabilidade que os trajetos percorridos proporcionavam. Os veículos foram vendidos à CMTC de São Paulo. Postal Anos 70
Ônibus na Praça José de Alencar.
Postal 1971
Praça José de Alencar.
Manchete 1972 - Ciferal Líder
Expresso de Luxo na linha Fortaleza-Recife e Expresso Fortaleza na linha Fortaleza-Rio de Janeiro.
Rodoviária de Fortaleza (Década de 70)
Postal do Terminal Rodoviário Eng. João Thomé.
Anos 80
Postal com um ônibus da Empresa Redenção em frente ao antigo Othon Palace.
Rodoviária de Fortaleza (Década de 90)
Postal do Terminal Rodoviário Eng. João Thomé.
FONTE: FORTALBUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário