sábado, 15 de setembro de 2012

SUPERSTIÇÕES



Entre inumeros mitos e supertições, passar embaixo de uma escada pode trazer muito azar para a pessoa. Muitas pessoas acreditam nisso. (Divulgação)
Passar debaixo da escada, topar com gato preto, deixar o chinelo virado ao contrário, tudo isso não passa de Supertições. Ainda hoje o povo brasileiro e da população do mundo acreditam que se você tomar algumas medidas, coisas que tragam má sorte podem acontecer a você, e ao contrário, no caso de conseguir evitar, boa sorte você terá. A supertição nada mais é do que uma crença que procura uma relação com uma causa e um efeito, e que tal explicação não caberia a nossa lógica formal. Geralmente, vemos algumas presentes nas nossas próprias tradições populares e vem sendo passada dentro de casa, de pai para filho, ou na memoria social de cada ser humano.

Superstições Comuns

Algumas das supertições mais comuns estão presentes no nosso dia a dia e nem percebemos, como sobre o dia temido de “Sexta-feira 13” ou nocaso quando a palma da nossa mão coça, dizemos que é dinheiro e que não devemos coçá-lo para o mesmo não ir embora. Outra bem conhecida é que se a sua orelha esquentar do nada é porque tem alguém falando mal de você e para parar de arder, você  tem que dizer o nome dos possíveis suspeitos até parar. Quando perdemos alguma coisa, qualquer coisa, para quem apelamos? São Longuinho! E promete que se achar tal objeto ainda daremos três pulinhos. Quem quebrar um espelho terá sete anos de azar, e ainda dizem que se você olhar num espelho quebrado, você quebra sua própria alma.
Outra tradição é  que se você estiver dentro de casa, mantenha o guarda-chuva sempre fechado para não chamar chuva. Quando você fala alguma coisa e quer que o azar vá embora, bata três vezes no tranco da madeira e ele irá. Seja qual for a sua supertição, não custa nada prevenir do que remediar, afinal o seguro morreu de velho.
Uma superstição negativa com os gatos pretos, onde as pessoas agredidam na sua ligação com bruxaria e acreditam que se avistarem um, pode trazer assombração para sua residencia. 
Fonte: Sempre tops

Nenhum comentário: