sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FJN REALIZARÁ IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EDITAL 12/2012
A Direção da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN torna público através deste edital, as informações para realização da IV Semana de iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, que acontecerá de 17 a 20 de Outubro de 2012. O tema a ser abordado durante a semana de Iniciação Cientifica será: AS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DA DIVERSIDADE CULTURAL E O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NO SERTÃO. 

A Semana de Iniciação Científica é um evento que se encontra inserido no calendário acadêmico desta instituição, que tem como objetivo divulgar e disseminar conhecimentos produzidos nas áreas Exatas, Humanas e Saúde, assim como gerar uma maior integração entre professores, alunos e com a comunidade local. Através de conferências, palestras, mesa-redonda, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.

A Semana de Iniciação Científica surge para proporcionar uma oportunidade de formação científica aos alunos em graduação e profissionais das diferentes áreas do conhecimento e atuação, visando despertar importância para as atividades de pesquisa e extensão com ampla divulgação para a comunidade acadêmica, científica e em geral.

O evento proporcionará significativas oportunidades de troca de troca de experiências e informações entre profissionais, estudantes, pesquisadores, IES, órgãos colegiados, ONGs e a comunidade em geral, articulando o processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades de capacitação, tais como: palestras e minicursos com ênfase na pesquisa e extensão e na cultura local. A participação dos acadêmicos nas palestras e minicursos proporcionarão o enriquecimento curricular e a oportunidade única de obter conhecimentos acerca de temáticas específicas voltadas para a realidade da região.

1. Objetivos

1.1 Objetivo geral
Proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas relacionados com a sustentabilidade cultural e o desenvolvimento científico em meio às adversidades do sertão nordestino, como também, sua influência no Ensino,
Pesquisa e Extensão, por meio da exposição e debate de assuntos relacionados ao desenvolvimento científico no âmbito regional e nacional.

1.2 Objetivos específicos
· Promover o saber através da pesquisa e extensão na Região do Cariri;
· Despertar na Comunidade Acadêmica o interesse pela pesquisa científica;
· Integrar os saberes regionais com atividades de pesquisa entre docentes e discentes;
· Desenvolver a discussão de temas importantes da investigação científica nas áreas: da saúde e humanas, e que se tornam relevantes para a sociedade;
· Continuar divulgando os cursos desta instituição através da extensão e da pesquisa, afirmar o papel, as funções e as esferas de atuação do profissional dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação na sociedade;
· Divulgar os eventos sociais desenvolvidos por nossos alunos nas diversas áreas;
· Divulgar pesquisas científicas por meio de publicações e através dos resultados proporcionar aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na região.

2. Da Inscrição
2.1 Poderão participar do evento alunos, funcionários e professores de instituições de ensino superior, centros e fundações de pesquisa, organizações não-governamentais, consórcio de entidades sem fins lucrativos.


2.2 As inscrições como participante do evento, seja como apresentação de trabalho, ouvinte, ou para minicursos deverão ser efetuadas no site www.fjn.edu.br no período de 13 de agosto a 30 de setembro do corrente ano, com investimento de acordo com o tipo de inscrição.
Tipo de Inscrição Estudantes FJN Estudantes Profissionais
Com apresentação de trabalhos 25,00 30,00 40,00
Ouvinte 20,00 25,00 35,00
Minicursos 20,00 25,00 30,00

3. Submissão de trabalhos
3.1 A submissão de trabalhos está vinculada a inscrição do autor apresentador. Cada participante só poderá fazer a exposição de apenas dois trabalhos, podendo ser co-autor de outros trabalhos. Sendo possível acatar um orientador em mais de um trabalho. Os trabalhos estarão subordinados a 4 (quatro) áreas: (1) saúde, (2) sociais, (3) exatas, (4) cultural.

3.2 Os relatos de casos e revisão de literatura deverão estar vinculados a uma dessas áreas. A inscrição deverá ser realizada na internet no site www.fjn.edu.br, ficando sob responsabilidade do participante o preenchimento correto dos campos, pois a partir dela serão confeccionados os certificados.


3.3 Serão aceitos trabalhos com no máximo 06 integrantes, contando com o(s) orientador(es).

4. Apresentação de trabalhos
4.1 As apresentações serão realizadas através de Comunicação Oral ou Painel, ficando essa definição a cargo dos autores.

4.2 Para a apresentação oral, cada apresentador disporá de 10 minutos para apresentação do trabalho e serão reservados pelo menos 5 minutos para perguntas e debates.

4.3 Serão disponibilizados para apresentação Oral, os seguintes recursos: Projetor Multimídia e notebook com entrada para CD/Pen Drive. Os trabalhos gravados em CD/Pen drive devem ser entregues ao coordenador da seção com antecedência mínima de 20 minutos ao horário de início da mesma.

4.4 Os Painéis deverão ser apresentados nas dimensões: 0,90m de largura por 1,20m de altura com logomarca da instituição de origem centralizada na borda superior em tamanho visível a pelo menos 5cm de distância. Os itens obrigatórios são: introdução, objetivo, material e métodos ou metodologia, resultados, conclusões ou considerações finais e referências.

4.5 Os painéis para apresentação serão expostos na FJN. Os trabalhos deverão ser afixados nos locais determinados pela comissão organizadora. Apresentado pelo autor ou co-autor, no local onde constam os números fornecidos pela comissão organizadora e retirados no final do dia.

4.6 A apresentação dos trabalhos deverá seguir o horário determinado pela comissão organizadora do evento, o qual será informado por cronograma afixado nas salas de aulas e
quadros de avisos da instituição. Os participantes que não estiverem presentes no horário determinado para apresentação, não poderão fazê-lo em outro momento.

5. Normas para Elaboração do Resumo
O Resumo deve ser digitado em português no local indicado no site www.fjn.edu.br. Deverá ser precedido pelo título do trabalho, seguido pela indicação de autoria (Autor(es) máximo de cinco e orientador), acompanhado do Laboratório/Departamento/ instituição a que os autor(es)
pertencem. O resumo deve conter uma breve introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões, conter entre 400 a 600 palavras. A ordem destes itens dependerá do tipo de resumo e do tratamento que cada item recebe no documento. Recomenda-se uso de parágrafo único. Após o resumo, deverão ser colocados os descritores ou palavras – chave que consistem nos termos indicativos do conteúdo do trabalho apresentado.

6. Análise de trabalhos
6.1 Os trabalhos serão analisados pelo comitê científico do evento no período de 01 a 05 de outubro e o aceite dos resumos será publicado no dia 08 de outubro, com a numeração a ser respeitada na colocação dos banners para exposição e avaliação. Para seleção de resumos serão considerados os seguintes critérios: clareza, consistência e encadeamento nos conceitos e resultados expostos; coerência entre objetivos e metodologia da pesquisa;
resultados; ortografia e gramática. Os resumos, quando fora do padrão estabelecido serão automaticamente desqualificados para publicação.

6.2 Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: relevância do tema; abrangência e coerência dos objetivos; procedimentos adequados à seleção do local e sujeitos da pesquisa; levantamento e apresentação dos dados; estatísticas realizadas; método de análise proposto coerente com o problema; vocabulário adequado, contribuições do estudo para ampliação do conhecimento, uso do tempo disponível e recursos para exposição. Para as apresentações em painéis também estarão sendo avaliados os elementos ilustrativos de acordo com as especificações do item 4 deste edital.

7. Minicursos
Só será possível a inscrição em apenas um minicurso e a inscrição apenas será concluída após a confirmação do pagamento de inscrição em minicursos.

8. Dos Certificados
8.1 Cada trabalho inscrito corresponde à emissão de um certificado entregue ao apresentador, contendo o nome de todos os integrantes inscritos como autores. Os apresentadores que não estiverem presentes no horário determinado para apresentação do trabalho não receberão o
certificado.

8.2 É de inteira responsabilidade do participante o preenchimento correto da ficha de inscrição para confecção do certificado, assim, será cobrada taxa de emissão da 2ª via.

8.3 A comissão organizadora deste evento terá autonomia para resolver os casos omissos neste edital.

9. Exposição de Extensão
9.1 A exposição de extensão inclui todos os projetos ativos na FJN, com apresentação em BANNER tamanho 60cm x 90cm, apresentando o projeto, seus objetivos e os resultados parciais obtidos, até o momento, com o local de exposição a ser definido pela comissão organizadora do evento.

9.2 A exposição desses banners será permanente durante todo o período da IV Semana de Iniciação Científica da FJN, ficando a cargo do expositor a retirada do banner no final da atividade de que trata este edital. Os banners de trabalhos científicos deverão ser acompanhados pelo autor principal no momento de sua avaliação.

Publique-se, registre-se, cumpra-se.
Juazeiro do Norte - CE, 21 de junho de 2012.
Prof. José Marcondes Macedo Landim
Diretor Geral

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE LITERATURA DE CORDEL DA FJN
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º O Concurso tem por finalidade promover e fortalecer a prática cultural da literatura de cordel no meio acadêmico.

DO TEMA
Art. 2º O presente Concurso tem por finalidade selecionar trabalhos que
evidenciem ou se relacionem com o tema “Desenvolvimento Científico no Sertão”.

DOS PARTICIPANTES
Art. 3º Poderão participar do I Concurso de Literatura de Cordel da FJN, cordelistas profissionais e amadores e acadêmicos com interesse na literatura de cordel de todas as IES da região. 

Categorias determinadas:
Categoria I: Cordelistas profissionais e amadores
Categoria II: Acadêmicos

Art.4º É vedada a participação no Concurso de servidores do quadro de pessoal da FJN e membros da Comissão Julgadora.

DA INSCRIÇÃO
Art. 5º A inscrição dos trabalhos Literários de Cordel para o Concurso será gratuita e ocorrerá a partir do dia 13 de agosto até o dia 30 de setembro devendo ser feita no site da FJN: http://www.fjn.edu.br/iniciacao

Art. 6º Cada participante poderá concorrer com, no máximo, 03 (três) literaturas, porém, só uma obra será premiada ou selecionada.

Art. 7° O concurso será individual, sendo vedados trabalhos apresentados com dupla autoria;

Art. 8º Para garantir a proteção da autoria das obras Literárias de Cordel, durante o julgamento, serão sumariamente rejeitadas as obras em que conste o nome do autor, o qual deverá constar, exclusivamente, da ficha de inscrição.

DA FORMA DE APRESENTAÇÃO
Art. 9º As obras Literárias de Cordel deverão ser apresentadas com no mínimo 12 estrofes e no máximo 18 estrofes.

Art. 10º Para o processo de seleção não serão aceitas as Literaturas que não obedeçam às normas deste Regulamento, obras já publicadas ou indevidamente copiadas.

Art. 11º Os cordelistas inscritos no I Concurso de Literatura de Cordel da FJN serão os únicos responsáveis pela apresentação ou remessa das obras literárias, respondendo, inclusive, pela utilização indevida de literatura de outros autores que não o titular da inscrição.

DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 12º A seleção das obras literárias será feita por Comissão Julgadora, composta por 5 (cinco) membros, personalidades de saber técnico e profissional comprovado, na área do conhecimento da literatura de cordel, que serão designados pelo Coordenador do Projeto I Concurso de Literatura de Cordel da FJN.

Art. 13º O julgamento será realizado tendo como critério os elementos que regem as Literaturas de Cordel: MÉTRICA, RIMA e ORAÇÃO, bem como a obediência ao Tema do Concurso.

DOS PRÊMIOS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DA PREMIAÇÃO
Art. 14º Serão premiadas as duas primeiras literaturas classificadas para cada categoria, cujos autores receberão R$ 1.000,00 (mil reais) o primeiro lugar e 500,00 (quinhentos reais) o segundo lugar, bem como o recebimento de 250 exemplares da obra, impressos pela FJN, para livre comercialização e /ou divulgação.

Art. 15º O resultado do julgamento será disponibilizado nas dependências da FJN e no site da IES. Os autores das literaturas premiadas declamarão seus cordéis na abertura da IV Semana de Iniciação Científica da FJN.

Art. 16º Quando do julgamento, será firmada ata pela Comissão Julgadora, da qual constará parecer conclusivo acerca do julgamento e expostas quando da entrega do prêmio.

Art. 17º As decisões da Comissão Julgadora serão irrecorríveis, não se admitindo quaisquer recursos.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 18º As quatro literaturas premiadas passarão a fazer parte do acervo da FJN e poderão ser reproduzidas ou utilizadas em trabalhos, publicações (internas ou externas, não comercializadas), cartazes ou quaisquer outros meios de promoção e divulgação do patrimônio cultural, inclusive através da mídia, mediante citação do respectivo crédito ao cordelista, sem que caiba ao autor das obras literárias direito à percepção de qualquer valor, inclusive a título de direitos autorais, além dos prêmios estipulados neste edital.

Art. 24º A assinatura da ficha de inscrição por parte dos cordelistas implica na aceitação das normas determinadas para o I Concurso de Literatura de Cordel da FJN, a prévia concordância com a exposição das duas primeiras literaturas de cada categoria que vierem a ser premiadas, bem como a concessão dos direitos autorais patrimoniais dessas obras literárias a FJN.

Nenhum comentário: