segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Exposição traz peças da Civilização Maia


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriu nesta sexta-feira, 07, a exposição Rota Maya, onde exibe réplicas e peças genuínas retiradas de sítios arqueológicos de cinco países: México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador. A exposição ficará aberta para visitas até o dia 30 de outubro, das 09h às 19h, de terça a quinta, e das 14h às 21h, de sexta a domingo.

Composta por mais de 140 peças, entre máscaras, frascos de perfumaria, pratos comemorativos, jarros, estatuetas e urnas funerárias, a exposição aproxima a trajetória deste povo milenar às perspectivas dos dias atuais. As peças mostram um pouco dos hábitos da cultura da civilização Maia ao retratar cenas de príncipes, carregadores, animais – valorizando poder e força-, além de demonstrar a religiosidade Maia através de esculturas de deuses da fertilidade – representando fenômenos da natureza, como a chuva e o trovão.

Cultura e Civilização Maia
A civilização Maia é marcada pelo alto grau de sofisticação de sua língua e de sua escrita, além de conhecimentos avançados em arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

A influência dos maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México. Os povos maias nunca desapareceram, mesmo com a chegada dos conquistadores espanhóis.

Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantém um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão das ideologias pré-colombianas e pós-conquista (e estruturado pela aprovação quase total do catolicismo romano).

Parceria
A exposição é uma parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Câmera de Comércio El Salvador Brasil, criada há 11 anos com o intuito de promover o Comércio, a Indústria, o turismo e a Cultura Salvadorenha.
Serviço: Exposição Rota Maya -
Visitação de 07 a 30 de outubro no Espaço Multiuso do Dragão do Mar.
De terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Acesso livre

Informações para a imprensa: Caroline Barreto (71) 3491-5696 / 3272-1946
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/dragaodomar


 Fonte: Secult-Ce.

Nenhum comentário: