domingo, 17 de fevereiro de 2013

SESC JUAZEIRO PROMOVEU UM DOS MAIORES ENCONTROS DE CULTURA POPULAR EM PLENA ROMARIA DAS CANDEIAS


Confesso que fiquei encantado com o que vi na última romaria das candeias em Juazeiro do Norte. Grupos da cultura tradicional popular sendo colocados em evidencia e participando ativamente de uma das maiores romarias da cidade. A iniciativa foi do SESC, tendo a frente o seu Gerente operacional Paulo Damasceno, que com sua sensibilidade cultural, promoveu um dos maiores encontros da nossa diversidade cultural, celebrando a arte de cantar, dançar e interpretar dos nossos mestres, estimulando a fruição, criação, difusão e reflexão das manifestações populares de todos os gêneros e categorias sem limites nem preconceitos.


O Projeto Louvada Seja a Tradição na Terra do Meu Padim, que o SESC desenvolveu é, de uma importância tão grande para nossa cultura que torna-se obrigatoriamente uma das prioridades de todas as romarias do município, pelo grande espetáculo folclórico e também pelo intercâmbio da cultura popular, permitindo o enriquecimento da própria  e uma aproximação serena sem preconceitos de raça, cor, sexo e religião.



O evento contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte que deu todo o apoio logístico necessário para o sucesso do mesmo.









Fotos: Ivan Mendes


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MOSTRA DE CINEMA INTERNACIONAL NO CARIRI

Yaçanã Neponucena

A obra "No tempo das diligências", de John Ford, está entre os filmes mais aguardados da programação. Datado de 1939, o longa traz a história de uma perigosa viagem pelo Arizona, com cenas clássicas do western americano
Até o próximo dia 31 de abril, na região do Cariri, estarão sendo realizadas duas mostras inéditas de filmes estrangeiros. Todas as sessões são gratuitas e acontecem nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, nos cinemas das unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). No total, serão exibidos 18 longas metragens produzidos John Ford e Jacques Tati. Estima-se que apenas nas duas primeiras sessões que ocorreram nos últimos dias 4 e 6, cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Até o final do evento, o público de espectadores, formado por estudantes do ensino médio e universitário, além de comerciários, deverá atingir a marca de dois mil.

Na mostra Cinemarana, que é realizada no Sesc Crato, a próxima sessão será no dia 18, onde vai ser apresentado o filme "As férias do Sr. Hulot", do diretor francês Jacques Tati. Ele é considerado pela crítica especializada como um dos comediantes mais originais do cinema. Entretanto, ainda é desconhecido por grande parte do público brasileiro. Embora atendesse a diversas faixas de público, sua obra ficou restrita aos grandes centros urbanos, e em raras iniciativas do circuito de artes.

Já a mostra Cinematógrapho, que vai oferecer 11 filmes que cobrem as décadas de 30, 40, 50 e 60, acontece no Sesc de Juazeiro, às quartas-feiras, às 19h. Neles, os espectadores verão um variado painel de algumas das mais importantes contribuições para o cinema mundial do diretor norte-americano, John Ford. A mostra recupera o elemento que deu origem a toda uma lenda: seus filmes. Através de um vasto panorama de sua produção, composto dos mais diversos gêneros e períodos, o público vai poder atravessar a barreira do mito e experimentar o vigor e a beleza que o cinema de Ford conserva até hoje.

Western

Entre os filmes, um dos mais aguardados é "No tempo das diligências", de 1939. O longa, que tem 96 minutos de duração, traz a história de nove pessoas que são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, cada uma com seu motivo pessoal para realizar tal viagem. O filme traz clássicas cenas do western, desde combates com índios até duelos na cidade. Outro destaque é para a "Meu Tio", produzido em 1954 pelo diretor Jacques Tati. No filme, em companhia de seu sobrinho, Hulot vive uma série de peripécias que ridicularizam com a febre modernista do final dos anos 50, em especial a automação.

Atualmente, estes cineastas só possuem mostras retrospectivas de suas produções nas capitais e fora do País. De acordo com o mediador de cinema, Élvis Pinheiro, esta é uma oportunidade imperdível para que o Cariri prestigie o cinema. "O Cariri tem como característica a diversidade cultural e essas mostras provam que a região também é capaz de receber tudo que é produzido lá fora. São grandes clássicos do cinema norte-americano e francês exibidos na tela grande", afirma.

A proposta das mostras cinematográficas é, através da obra dos dois cineastas de renome internacional, auxiliar os espectadores a entender mais sobre este tipo de arte e abrir espaços para o entretenimento. O perfil geral dos filmes é formado por comédias, ações e aventuras. Todos de fácil entendimento e que, apesar de serem antigos, agradam variadas faixas etárias. O evento integra o programa Cultura do Sesc, que desenvolve ações em múltiplas linguagens, entre elas a música, teatro, tradição, artes visuais e cinema.

Fonte: Diário do Nordeste 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CARNAVAL DA CIDADE DE BARBALHA TRANSCORREU EM PAZ


O carnaval na cidade de Barbalha aconteceu na mais tranquila paz. Os mais de dez blocos carnavalescos desfilaram pelas principais Ruas da cidade, acompanhados sempre por uma orquestra de frevo. Houve shows no parque da cidade, bairro do Rosário e centro histórico. As bandas colocaram todos os foliões para pularem o carnaval ao som de muito frevo, marchinhas, axé, pagode, samba e swingueira.

Na segunda feira de carnaval no bairro do Rosário, super heróis, princesas, piratas, bailarinas, palhaços e mascarados invadiram o trenzinho do palhaço risadinha, transformado no “Trem do Carnaval”, projeto aprovado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira, Panticola, no Edital Carnaval do Ceará 2013 da Secretaria da Cultura do Estado com o objetivo de realizar o carnaval infantil. Mais de duzentas crianças tiveram a oportunidade de passear gratuitamente no trenzinho ao som de uma banda tocando marchinhas de carnaval para a garotada.

Foi muito bom ver a cidade inteira feliz, brincando o carnaval em paz, com alegria e segurança. Foi uma festa para as famílias da nossa cidade e da região do Cariri. A realização foi da Prefeitura Municipal e a produção ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura. 

Estamos todos de parabéns, pois o nosso carnaval transcorreu em paz e isto é o mais importante.

  PROJETO TREM DO CARNAVAL

   BLOCO SEGUNDA DO MELA, MELA

   BLOCO AS VIRGENS DO TREM DE BARRO

   ESCOLA DE SAMBA BARBASSAMBA

   BLOCO BÊBADOS, MELADOS E LISOS

   BLOCO O COADOR

   BLOCO DO EU SOZINHO

   BLOCO O MAGUARY

   BLOCO OS GOTEIRAS

   BLOCO IMPÉRIO DOS LOBISOMENS (DESFILA A MEIA NOITE DA SEGUNDA FEIRA)

   BLOCO RABADA DO SIMBAD

   PROJETO TREM DO CARNAVAL (CIDADE DE MISSÃO VELHA)

   SHOWS NO PARQUE DA CIDADE

   SHOWS NO BAIRRO DO ROSÁRIO

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Trem do Carnaval levará animação a crianças de Missão Velha e Barbalha


O Projeto Trem do Carnaval foi aprovado no Edital Ceará Carnaval 2013.

No interior, a tradição dos antigos carnavais ainda será mantida. Enquanto os adultos correm atrás dos trios elétricos, a garotada poderá brincar no meio de muito confete, serpentina, marchinhas e passeando pelas ruas de suas cidades. A criançada das cidades de Missão Velha e Barbalha poderá curtir o carnaval e se divertir a valer, e ainda concorrer a uma premiação de R$ 500. O prêmio será conferido à criança melhor fantasiada. O Projeto Trem do Carnaval, aprovado no Edital Ceará Carnaval 2013 será desenvolvido nos dias 10 e 11 nas cidades de Missão Velha e Barbalha, respectivamente. O projeto visa fazer o resgate das tradicionais marchinhas de carnaval, as quais serão executadas por uma orquestra em cima do trenzinho do palhaço Risadinha, que percorrerá as principais ruas das duas cidades conduzindo as crianças, gratuitamente. Em Missão Velha, o projeto será desenvolvido no domingo (10), a partir das 09h, com saída da Estação da Cultura. Em Barbalha, na segunda-feira (11), com saída do cruzamento das ruas Padre Correia e Padre Jathay, no bairro do Rosário. A produção é de Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha.

Fonte: Rádio Cetama de Barbalha