quarta-feira, 29 de agosto de 2012

REPORTAGEM PROVOCA POLÊMICA SOBRE SITUAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL


Matéria assinada pelo jornalista André Miranda no Jornal O Globo desta segunda-feira (27/8) trouxe informações de uma carta escrita pela ministra Ana de Hollanda para Miriam Belchior, ministra do Planejamento, e gerou polêmica ao colocar em pauta um possível “desespero” no setor cultural do país.
Segundo a reportagem, a carta foi enviada no dia 15 de agosto, com informações sobre a atual situação orçamentária do Ministério da Cultura. Ana de Hollanda teria reclamado do orçamento da pasta e destacado problemas referentes aos salários defasados dos funcionários e a condições estruturais de prédios.

Em nota, a assessoria de comunicação do MinC afirmou que o ministério “vem dialogando intensamente com outros setores do Governo na busca de melhorias nos investimentos e nas condições de trabalho”. Leia abaixo na íntegra:
“Nota de Esclarecimento à matéria “A Cultura em Xeque” publicada no jornal O Globo em 27/08/2012
Inversamente à matéria assinada pelo jornalista André Miranda, antes de qualquer consideração, informamos que não há nenhum “desespero na Cultura” como destaca, sensacionalisticamente, a manchete de capa do jornal.
O Ministério vem dialogando intensamente com outros setores do Governo na busca de melhorias nos investimentos e nas condições de trabalho, o que faz parte dos deveres de todos os órgãos públicos.
Nestes quase dois anos à frente do Ministério da Cultura, não tem faltado a esta gestão apoio de todos os setores do Governo Federal, e citamos, particularmente, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que sempre se mostrou sensível às demandas desta pasta.
Mesmo diante de restrições financeiras – resultantes de um cenário internacional fortemente adverso do ponto de vista econômico – o MPOG tem buscado, em conjunto com o MinC, soluções objetivas para os desafios enfrentados. Neste processo de construção, as prioridades são discutidas e as demandas equacionadas em um esforço contínuo de manutenção e desenvolvimento das ações e programas do Ministério da Cultura. Para todas as questões referidas na matéria jornalística, já foram tomadas medidas concretas.
Assim, reafirmamos que todo o empenho da Ministra e de sua equipe tem sido na busca incessante dos objetivos definidos na pauta programática do Ministério da Cultura, de forma equilibrada e dentro do estrito cumprimento do interesse público.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura”
*Com informações dos sites do jornal O Globo e do Ministério da Cultura

Nenhum comentário: