A PROTESTE Associação de
Consumidores encaminhou denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo,
pedindo providências contra o site de vendas online Planeta Ofertas que vem
lesando os consumidores de todo o Brasil com não entrega dos produtos comercializados,
não devolução do dinheiro quando do cancelamento da compra, ou envio de
produtos com defeitos que não se consegue trocar.
Induzidos por ofertas de
eletroeletrônicos e outros produtos com preços abaixo da média do mercado os
consumidores, entre os quais dezenas de associados da PROTESTE não conseguem
solucionar os problemas de descumprimento de oferta.
Nas redes sociais a empresa
se apressa em dar respostas padrões no mesmo dia da postagem das centenas de
reclamações (sem solucionar os problemas) mas não é encontrada em endereço
físico.
Para a PROTESTE o site
www.planetaofertas.com.br deveria ser desativado se mantém descumprimento de
oferta, desrespeito a prazos de entrega, falta de produtos, e outras práticas
abusivas. Na justiça tramitam diversas ações individuais de consumidores
lesados.
Na tentativa de resolver as
reclamações dos associados a PROTESTE notificou por diversas vezes a empresa,
mas não houve resposta e a Planeta Ofertas mudou de endereço e não é mais
localizada. Como o site permanece ativo, oferecendo produtos, a PROTESTE
alerta para o consumidor não comprar.
A PROTESTE recomenda cautela
na hora de fazer uma compra online para se evitarfraudes, golpes, uso indevido
dos dados pessoais, dentre outros problemas.
Veja algumas recomendações e
compre com segurança:
* Antes de fechar a compra, consulte a
PROTESTE ou faça pesquisa nos sites dos Procons para verificar se a empresa tem
registro de reclamações.
* Pesquise sempre o melhor preço e as
melhores condições de pagamento, mas duvide de produtos muito baratos;
* Verifique no site registro.br os dados da
empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou
.net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites:
whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver
hospedado fora do Brasil;
* Nunca pague a compra com depósito em
conta de terceiros. A conta tem de estar no nome da loja virtual, sempre com o
CNPJ da empresa;
* Consulte as redes sociais para verificar
se existem registros de reclamações;
* Verifique o endereço físico da empresa,
telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução,
garantias, etc;
* Guarde todos os dados das compras: o nome
do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou
pedido;
* Exija sempre nota fiscal da compra.
Se mesmo com todos os
cuidados você tiver problemas com a compra online, procure a PROTESTE para ser
orientado, guardando sempre as provas do seu pedido. Também é possível entrar
com uma ação no Juizado Especial Cível, caso a empresa se recuse a resolver o
problema.Se você ainda tiver dúvidas sobre segurança nas compras online, entre
em contato com a PROTESTE pelo telefone (21) 3906-3900 e veja como podemos ajudar.
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