sábado, 2 de julho de 2011

FESTIVAL DE QUADRILHAS DO DISTRITO ESTRELA

Com uma grande participação popular, o XV Festival de Quadrilhas do Distrito Estrela, que essse ano fez parte do XIII Festejos Ceará Junino, teve seu encerramento no último dia 25 de junho de 2011. Doze Quadrilhas das cidade de Juazeiro do Norte, Aurora, Crato, Campos Sales, Assaré e Barbalha participaram do evento, que teve o seu início no dia 20 de junho com uma palestra para os alunos da E. E. F. Sebastião Santiago da Paz ministrada pelo Professor, Historiador, Ambientalista e presidente do Centro Pró Memória de Barbalha Josafá Magalhães, Josier Ferreira da Silva que abordou o tema: a origem e importância das Quadrilhas Juninas para a 
 Cultura Nordestina.

No dia 21 foi a vez do Coreógrafo, Cabeleireiro e Artista Plástico Cicero de Rex , que ministrou uma Oficina sobre os quesitos de julgamento, os passos, as maquiagens da quadrilha tradicional e da estilizada, penteado e comportamento das Damas, também para os jovens estudantes da mesma escola, que fazem parte da Quadrilha do educandário. O Festival Contou com a participação maciça da população do Distrito Estrela, da nossa cidade e dos demais municípios da região do Cariri, que presentes ao evento, vibraram e aplaudiram as doze Quadrilhas que evoluiram nos dois dias de competição. 


A comissão julgadora da FEQUAJUCE, Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará, vieram de Fortaleza com a missão de realizar uma difícil tarefa, julgar um Festival bastante disputado. As Quadrilhas Verdes Canaviais, Pé no Chão e Santo Antonio da cidade de Barbalha; Quadrilha do Gil, Flor do Sertão e Chique Xique do Juazeiro do Norte; Arraiá Nordestinando, Princesa do Cariri e Raízes do Cariri do Crato; Raizes do Nordeste de Campos Sales; Arraiá do Patativa da cidade de Assaré e Canto do Sabiá da cidade de Aurora, fizeram grandes apresentações levantando aplausos. No final a Quadrilha Arraiá do Patativa da cidade de Assaré se consagrou como a grande campeã desse Festival que entrou para a História do Distrito Estrela. As Quadrilhas Pé no chão da cidade de Barbalha e Flor do Sertão da cidade de Juazeiro do Norte, ficaram com o segundo e terceiro lugar respectivamente. A comissão Julgadora e as Quadrilhas participantes no final preencheram um formulário vindo do Governo do Estado e da Fequajuce fazendo uma avaliação do Festival e deram ótimas notas ao Evento que teve a realização da União das Associações de Barbalha e Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho. O Apóio Cultural do Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado, Associação de Moradores do Distrito Estrela, SESC-Juazeiro do Norte, Secretaria de Cultura e Turísmo de Barbalha, Vereadores Flávio Cruz e Gurgel Correia foram fundamentais paras o sucesso do evento. A produção ficou a cargo de Panticola com sua Equipe: Aline Sá, Nara Larisse, Dedê e Willianful.

Nenhum comentário: