sexta-feira, 6 de junho de 2014

A ONG ENGENHO VELHO TRAZ GRUPO DE DANÇA FLAMENCA A BARBALHA

A Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, através do seu Presidente Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola), traz a Barbalha, para uma única apresentação, o Grupo de Dança Tablado  com o espetáculo “Religare” de dança flamenca.

Flamenco é a arte que comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do canto que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, canto e dança em um mesmo momento com relevante carga emocional e excelência.

Na coreografia as danças dos povos ciganos que vivem no sul da Europa estão inseridas na apresentação, até o idioma falado por esses povos, acrescentado de toda uma técnica de sapateados uso das castanholas e o conjunto de expressões corporais e faciais.
O grupo está se apresentando em sete municípios do Ceará, neste ano. A idéia é levar a beleza, a pluralidade, a leveza da cultura e a arte das danças espanholas.
“É o resultado de 21 anos de trabalho que o grupo completa nesse ano”, disse Graça Martins produtora e diretora do espetáculo.
O espetáculo acontece amanhã, dia 07 de junho, a partir das 20 horas na Praça Filgueira Sampaio, Centro Histórico de Barbalha. Logo após muito forró pé de serra com Panticola e Casaca de Couro. O apoio Cultural é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho.

Nenhum comentário: