segunda-feira, 30 de junho de 2014

QUADRILHA VERDES CANAVIAIS E CASACA DE COURO FAZEM FESTA NO JARDIM


Mesmo com o clima de Copa do Mundo, a cidade serrana de Jardim não deixou de lado a tradição junina de São Pedro. Teve que ter festa com fogueira, pamonha, bolo de milho e, claro, quadrilhas juninas e muito forró. Quem não gosta de um arrasta pé pra lá de arretado? E, para embalar o Arraiá do Bairro Frei Damião, mais tradicional da cidade, a Banda Panticola e Casaca de Couro, juntamente com a Quadrilha Verdes Canaviais, que  realizou sua apresentação no último sábado, gratuitamente, como contrapartida do Projeto “Botando Boneco no São João” apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
O evento cultural reuniu centenas de pessoas no meio da Rua do Bairro, que contou com uma belíssima decoração, tornando o local em um momento único de muita alegria e descontração para o público presente.
A quadrilha do Bairro também fez sua apresentação, com muita garra e descontração, empolgando os presentes.
O Arraiá do Bairro Frei Damião da cidade de Jardim, foi idealizado pela Escola de Ensino Fundamental Manoel Olímpio de Oliveira, através do seu Diretor o Professor Erildo, juntamente com toda equipe da quadrilha junina e, contou com o apoio maciço da comunidade.


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Quadrilha Verdes Canaviais vence o II Festival Intermunicipal de Quadrilhas de Barbalha.

Final foi disputada no Parque da cidade.


A quadrilha junina Verdes Canaviais foi a vencedora do Festival de Quadrilhas Juninas de Barbalha, disputada na noite de ontem (05), no Parque da cidade.

O grupo, que é composto por jovens do bairro Cirolândia, desenvolveu o tema “Botando Boneco No São João”. É um tema que tem como cenário uma cidadezinha do sertão cearense por nome de Felicidade, habitada só por bonecos, onde toda comunidade se mobiliza na ornamentação para os festejos da noite de são João.

A Quadrilha teve seu Projeto, “Botando Boneco no São João”, aprovado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola), no XVI Edital Ceará Junino e, conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará,  lei nº 13.811, de 20 de agosto de 2006 e, da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho



A ONG ENGENHO VELHO TRAZ GRUPO DE DANÇA FLAMENCA A BARBALHA

A Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, através do seu Presidente Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola), traz a Barbalha, para uma única apresentação, o Grupo de Dança Tablado  com o espetáculo “Religare” de dança flamenca.

Flamenco é a arte que comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do canto que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, canto e dança em um mesmo momento com relevante carga emocional e excelência.

Na coreografia as danças dos povos ciganos que vivem no sul da Europa estão inseridas na apresentação, até o idioma falado por esses povos, acrescentado de toda uma técnica de sapateados uso das castanholas e o conjunto de expressões corporais e faciais.
O grupo está se apresentando em sete municípios do Ceará, neste ano. A idéia é levar a beleza, a pluralidade, a leveza da cultura e a arte das danças espanholas.
“É o resultado de 21 anos de trabalho que o grupo completa nesse ano”, disse Graça Martins produtora e diretora do espetáculo.
O espetáculo acontece amanhã, dia 07 de junho, a partir das 20 horas na Praça Filgueira Sampaio, Centro Histórico de Barbalha. Logo após muito forró pé de serra com Panticola e Casaca de Couro. O apoio Cultural é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho.