sexta-feira, 19 de abril de 2019

PEREGRINAÇÃO DE PENITENTES ACONTECERÁ NA ZONA RURAL DE BARBALHA


Acontecerá em Barbalha, hoje, Sexta Feira Santa, a partir das 19 horas, com Saída da Capelinha do Sítio Brito, a Peregrinação dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras, zona Rural do município, um momento de muita fé e religiosidade que está na iminência de se perder por conta da modernidade que muda hábitos e costumes em todos os lugares. A mais tradicional Procissão do ciclo Pascal da zona Rural do Cariri cearense que, tem o mérito de ter atravessado o tempo sem perder as características originais, onde a Ordem dos Penitentes Irmãos da Cruz, um grupo de agricultores, homens simples, abnegados, identificados com as superstições e crendices, lutam para manter viva esta sua tradição secular. 

A procissão contará com a participação dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras e os Penitentes Santas Missões do Sítio Lagoa, município de Barbalha, percorrendo estradas do Sítio Cabeceiras, fazendo orações em cruzes, cruzeiros, residências, cemitério e capelas da comunidade.

O projeto que, nasceu com o desejo de contribuir com o fortalecimento e preservação das manifestações culturais da Semana Santa do município de Barbalha, foi aprovado por Francisco Demontiêr dos Santos Vieira (Panticola) no XV Edital Ceará da Paixão. A produção foi de Nara Larisse de Sousa Vieira, patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e apoio ONG Engenho Velho e ONG Candeeiro das Trilhas.



Nenhum comentário: