domingo, 25 de março de 2018

“PEREGRINAÇÃO DOS PENITENTES IRMÃOS DA CRUZ DO SÍTIO CABECEIRAS”



A “Peregrinação dos Penitentes Irmãos da Cruz” é a mais tradicional manifestação cultural do ciclo pascal da região do Cariri. Uma Procissão que está na iminência de se perder por conta da modernidade que muda hábitos e costumes em todos os lugares. Porém a Ordem dos Penitentes Irmãos da Cruz, grupo de agricultores, homens simples, abnegados, identificados com as superstições e crendices, lutam para manter viva esta sua tradição secular.
O evento será realizado na Sexta Feira Santa, dia 30 de março de 2018, às 19 horas, com saída da residência do Sr. Assis no Sítio Brito, realizando orações em Cruzes e Cruzeiros nos acostamentos da Estrada, até a Capela do Sítio Cabeceiras, localidade na Zona Rural, Km 06 da Rodovia CE 386 que, liga Barbalha a cidade do Crato.

O Projeto é uma manifestação secular implantada pelo Padre Ibiapina quando da sua passagem pela região. Um evento cultural que tem o mérito de ter atravessado o tempo sem perder as características originais. Este ano, pela primeira vez, contará com a participação de outro grupo de Penitentes, também secular, os “Penitentes Santas Missões” do Sítio Lagoa que, foi convidado para engrandecer a Procissão.

A Produção é de Francisco Demontiêr dos Santos Vieira – Panticola, projeto aprovado no XIV Edital Ceará da Paixão - 2018, contando com o patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e apoio da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho.

Nenhum comentário: