Rádio Engenho Velho

sexta-feira, 3 de maio de 2013

FORMAÇÃO DE JURADOS PARA CEARÁ JUNINO 2013

“Festejos Juninos: patrimônio e diversidade cultural no Ceará” é o tema do Seminário de Formação de Jurados do Ceará Junino 2013, que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza nos dias 17 e 18 de maio,  no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. De acordo com o secretário-Executivo, da Secult, José Anchieta,  o seminário tem como objetivo discutir com pesquisadores e profissionais da cultura, em especial do movimento junino, questões conceituais e técnicas inerentes à prática cultural desenvolvida pelos grupos de quadrilhas juninas. Patrimônio Cultural e Diversidade Cultural são os conceitos guia destas apresentações e debates, abordados no campo teórico e no campo prático, com foco nas manifestações brasileiras, nordestinas e cearenses.
Para Sheila Fernandes, da Comissão Organizadora dos Festejos Juninos, este seminário preenche uma lacuna importante, "pois  os profissionais da cultura junina, em especial os jurados de festivais de quadrilhas, têm uma vasta carência de formação especifica para o trabalho que desenvolvem" . Com um perfil vasto, de cuja formação muitas vezes é informal, tendo se dado apenas na prática cotidiana do fazer cultural, muito lhe falta, e que seria agregador de valor e competência, uma formação que aliasse esse saber já existente com o conhecimento acadêmico. Com a realização, em 2012, do Seminário “Cultura Junina: tradição, memória e identidade”, evento voltado ao público de jurados do Festejo Ceará Junino, foi experimentada esta pioneira atividade de formação, possibilitando aos participantes um momento mínimo necessário de qualificação.
SERVIÇO
Local do Seminário: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
Auditório Castelo Branco
Av. 13 de Maio, 2081 – Benfica
Data: 17/05 a partir das 18:30
18/05 a partir das 8:00

PROCESSO SELETIVO PARA JURADOS – FESTEJO CEARÁ JUNINO 2013

Iniciado pela participação integral dos candidatos, veteranos ou novatos, no Seminário de Formação realizado pela Secretaria da Cultura.
O Processo Seletivo segue com o preenchimento da Ficha de Inscrição e Questionário de Interesse, ambos disponibilizados aos candidatos, e que devem ser entregues com toda a documentação solicitada (veja listagem abaixo). Os candidatos que participaram do evento em 2012 precisarão preencher apenas a Ficha de Inscrição 2013 e complementar alguma documentação pendente do processo anterior.

Ao final do processo será realizado um exercício avaliativo que visa verificar o conhecimento, a capacidade de expressão e de efetivo julgamento através das respostas apresentadas pelos participantes do Seminário, e assim determinar-lhes a classificação seletiva para a composição do banco de jurados do Festejo Ceará Junino – 2013.

PERFIL BÁSICO DO JURADO
Maior de 21 anos;
Formação mínima de Ensino Médio completo;
Experiência na área cultural.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA OS CANDIDATOS NOVATOS
1 foto 3x4 (recente);
Questionário de Interesse;
Cópia do RG;
Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio;
Currículo detalhando as atividades culturais.

INSCRIÇÕES
Local de Inscrição: Encena Produções, Rua Boris, 197 sala 107 – Praia de Iracema
Período: 02 a 15 de maio de 2013.
Horário: 9h às 12h - 14h às 18h
Informações: (85) 3023.3064 / E-mail:  festejocearajunino@gmail.com

Nenhum comentário: