domingo, 18 de janeiro de 2015

ZABUMBEIROS CARIRIS FAZ APRESENTAÇÃO NA FEIRA LIVRE DE BARBALHA



O grupo Zabumbeiros Cariris após passar pela capital, região Metropolitana  e cidades do litoral leste na circulação do projeto “Canto de Feira”, que foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará, chegaram a feira livre de Barbalha, onde fizeram apresentação, levando alegria e animação, com suas músicas alegres e performances, aos presentes e feirantes.  

O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult) e, reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular. O grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri cearense, que trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. e é dirigidas ao púbico e transeuntes que proporciona reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.

A primeira parada foi sábado (17) na Feira livre de Barbalha, seguindo dia 19/01(segunda) na tradicional Feira do Crato. No dia 24/01, próximo sábado, o grupo se apresenta em Araripe e encerrando dia 02 de fevereiro, segunda feira,  numa das mais bonitas procissões de Juazeiro do Norte, a festa de Nossa Senhora das Candeias, que encerra o ciclo das grandes romarias da cidade.  

O Projeto contou com o apoio da Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho e Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha. 





 




Nenhum comentário: