sábado, 6 de abril de 2013

EVENTO SOBRE CULTURA POPULAR REÚNE PESQUISADORES DO BRASIL NA URCA

II Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular, evento que será realizado dos dias 08 a 15 de abril, na Universidade Regional do Cariri - URCA, reunirá pesquisadores de várias regiões do Brasil. O evento proporá simpósios, mesas-redondas e discussões de modo geral sobre Cultura Popular.

A segunda edição do evento reunirá trabalhos dedicados à abordagem dos aspectos da devoção e piedade, do culto e das práticas religiosas, às danças e cantos que tenham sua origem ligada à vida em comunidade, às narrativas de lendas, memórias, fábulas, entre outros aspectos, de um determinado grupo, família ou povo, bem como as origens, tipos e modalidades de manifestações populares. As religiões de matriz africana e as ações institucionais e agentes culturais populares também serão temas de trabalhos. A programação se dará ao longo de uma semana, sendo essa composta também por apresentações culturais.

No dia 08/04, pela manhã, Francisco Assis de Sousa Lima, psiquiatra, psicoterapeuta e mestre em Psicologia Social pela USP, autor de Conto Popular e comunidade narrativa, apresentará a conferência intitulada Memória: o conto popular no Cariri Cearense.  Durante a noite do mesmo dia, a programação cultural contará com a artista Keu Apoema que apresentará o espetáculo Ziri-Ziri, projeto construído a partir de uma residência artística realizada em Burkina Faso, país africano, entre o final de 2011 e o início de 2012. No segundo dia do evento, 09/04, pela manhã, Ignez Ayala, doutora em Letras pela USP e professora da UFPB palestrará sobre os Saberes Sociais em palavra, som e imagem. Durante a noite, Marcos Ayala, doutor em História Social pela USP e professor da UFPB, apresentará a conferência Culturas populares tradicionais e processos de institucionalização: sustentabilidade, diversidade, desigualdade.

No dia 10/04, pela manhã, Edil Costa, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e professora da UNEB, falará sobre as Tradições Orais da Bahia. Durante a noite, Julie Cavignac, professora da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora em Antropologia e Sociologia Comparativa pela Universidade Paris X, apresentará a palestra intitulada “Dançar para se lembrar; memória e esquecimento do tempo da escravidão”.

No dia 11/04, durante a manhã, haverá apresentação cultural. Já durante a noite, Marcos Campos, mestre em Educação pela UFMG e professor da UFC, abordará o trabalho sobre Parintins, que é um relato da sua experiência na cultura do Boi Bumbá. No dia 12/04, durante a noite, haverá mesa-redonda. Na sequência, no dia 13/04, a programação cultural pela manhã será com o Congo de Oeiras que é uma manifestação cultural que remonta ao Período Colonial.

Já no penúltimo dia do evento, o NETLLI lançará três CDs de grupos de coco que atuam no Crato: Flor do Liro, do Grupo Cultural Amigas do Saber, Barra do dia, do grupo A gente do coco (Mulheres da Batateira) e Lagoano Mar, de Dona Naninha. No último dia do evento, dia 15/04, pela manhã, a programação cultural ficará com os Reis do Cariri, performance concebida pelo professor Luiz Renato da Escola de Artes Violeta Arraes/URCA.

Durante a noite, a professora Maria Aparecida Ruiz, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora da UMESP, proferirá a palestra de encerramento intitulada “Cultura Popular e Mídia Televisiva”. De 9 a 12 de abril, durante a tarde, ocorrerão as apresentações de trabalhos inscritos no evento reunindo pesquisadores vindos de várias regiões do Brasil.

 URCA - Universidade Regional do Cariri

Nenhum comentário: