sábado, 23 de março de 2013

CORAL DAS LAVADEIRAS



As Lavadeiras de Almenara formam um dos mais importantes grupos de cultura popular do Brasil. Fundado em 1991, o Coral surgiu na cidade de Almenara (MG), no Vale do Jequitinhonha, a partir da construção de uma lavanderia comunitária e do trabalho de pesquisa do cantor e compositor Carlos Farias.
Com repertório de sambas, batuques, modinhas, cantigas de roda e toadas de influência africana, indígena e portuguesa, percorreram o Brasil e se apresentaram em Portugal (2002), Espanha (2008).
Entre os trabalhos lançados estão os CD-livros “Batukim brasileiro – O canto das lavadeiras” e “Aqua – A música das lavadeiras do Jequitinhonha”.
Por onde passam, as lavadeiras realizam, além de espetáculos musicais, a “Oficina conversa de lavadeiras” – quando o grupo compartilha com o público as suas experiências de vida – e a cerimônia de “Bênção das águas” – sempre depois da oficina. Nesta cerimônia, todos saem em cortejo pelas ruas da cidade, cantando e tocando instrumentos até chegar a um espelho d’água – lago, rio, chafariz – onde as lavadeiras jogam flores.
O Coral Lavadeiras de Almenara é formado por: Adélia Barbosa da Silva, Ana Isabel da Conceição, Emília Maria de Jesus, Juracy Lima da Silva, Mirian Fernandes Pessoa, Santa de Lourdes Pereira, Sebastiana Dias Silva, Teresa Fernandes de Souza Novais e Valdenice Ferreira Santos. Carlos Farias é o maestro e coordenador das atividades do coral.
Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário: