quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONVERSA COM O JOVEM

Por: Francisco Aldo Luna Gomes– 30/1/13

A balada, “as mina”, os amigos... como é bom ser jovem! Mas você já se perguntou que tipo de gente você é?Já questionou o quanto pode ser útil à comunidade? Compreendeu o real significado do verbo aproveitar?

Peço licença para este colóquio que julgo tão imprescindível. Responda-me, você não acha que está na hora de pensar? Pensar numa sociedade melhor, realmente civilizada? Não é incrível tantas perdas humanas e ambientais?

Você pode me dizer o motivo de tanta intolerância? Quer me esclarecer por que tanto exagero? Claro que falo de um modo geral, não são todos iguais. Mas como dói tantas belezas e futuros sombrios..

No Brasil, bem mais da metade é usuário de álcool. Mais de sete por cento, doentes viciados, sem perspectivas. Das ilícitas, cada vez mais visíveis, os números são terríveis. Em relação ao mau uso das redes sociais, as estatísticas são crescentes.

Ainda há aqueles que se acham melhores, os materialistas. Se têm o “tablet da hora”, o ipad, a câmera de tantos pixels, Sentem-se mais fortes, cobiçáveis, poderosos... mas vazios. Bonitos, mas pobres de argumentação, de conteúdo...

Em relação ao gosto musical, que pena...não é musica o que escutam. Afinal, não pode ser belo o que destrói, o que enlameia a alma. A música tem outras vertentes: o coração, o cérebro, o espírito. Assim, valoriza-se o ritmo, a harmonia, a letra, a interpretação...

Jovem, converse com o seu espelho em busca de outras perguntas. Escreva uma nova história em prol da construção de uma nova realidade. Como nos anos de chumbo, una-se para lutar com bravura, inquietude. Tão passageira, a vida merece muito mais do que isso...

Você pode perguntar por onde começar, então eu digo: Abasteça-se de conhecimento, leitura, sabedoria. Não dedique tanto tempo apenas à diversão, ao doce. A vida não pode se resumir a um face ou a um book.

Seja curioso, perceba o mundo competitivo. Enquanto tecla tanto, outros estudam com ardor. Conquistam os melhores lugares e você fora da fila... Organize o seu tempo para melhor aprender e curtir.

Entre com toda garra no mundo da aprendizagem. Valorize a literatura, quanto mais livros mais crescimento. Você pode ver muito além na tela de um monitor. Use a tecnologia em seu favor e faça o que disse o Raul:

“Queira! (Queira!). Basta ser sincero. E desejar profundo.

Você será capaz de sacudir o mundo. Vai! Tente outra vez!

Tente! (Tente!) E não diga que a vitória está perdida,

Se é de batalhas que se vive a vida...Han! Tente outra vez!...”







Nenhum comentário: