terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PROJETO CARAVANA DA SANFONA EM HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA

 




O Projeto Caravana da Sanfona em Homenagem a Luiz Gonzaga, “Trem do Forró” é, um projeto da União das Associações de Barbalha aprovado no VIII Edital de Incentivo às Artes do Estado do Ceará – 2011, que será desenvolvido nos dias 6, 7, e 8 de dezembro de 2012 nas cidades de Missão Velha, Jardim e Barbalha respectivamente, sempre a partir das 19h com palestras, apresentações de videodocumentários sobre a vida e obras de Luiz Gonzaga e, três shows com o grupo de forró pé de serra Casaca de Couro tocando o autêntico forró, no “Trem do Forró”, circulando as principais ruas das três cidades, juntamente com um sanfoneiro de cada uma delas que foram convidados para participarem do mesmo: em Barbalha o Sanfoneiro Orlando e seu regional, em Missão Velha seu Paulo Sanfoneiro e Jardim o Grupo Luar do Sertão.

Serão três eventos gratuitos, onde estarão homenageando o primeiro músico a assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. O artista que cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triangulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pés de serras, bem como a pobreza, as tristezas, as dores, os amores e as injustiças de um povo que ainda não tinha voz de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconheciam o baião, o xote e o xaxado. Era a representação da alma de um povo. Era a alma do Nordeste cantando sua história com simplicidade e dignidade. O Projeto prestará esta justa homenagem ao rei do baião, o filho de Januário e Santana. Com isto estará contribuindo muito para o fortalecimento e promoção da história do maior cancioneiro popular do Brasil, Luiz Gonzaga.

O Projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Lei 13.811 de 20 de abril de 2006, do SESC Juazeiro Norte, Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, Instituto Crajubar de Educação e das Secretarias de Cultura das cidades de Missão Velha, Jardim e Barbalha. Produção: Panticola.

Nenhum comentário: