domingo, 8 de abril de 2012

SEMANA SANTA EM BARBALHA


Nessa semana santa fiquei muito satisfeito e orgulhoso com a comprovação do nosso potencial artístico e cultural, apesar de toda fragilidade e descaso porque passa a cultura na nossa região, principalmente no eixo CRAJUBAR. As pessoas, as entidades, os grupos culturais, deram uma verdadeira lição de como fazer cultura. Em Barbalha aconteceram várias encenações da Paixão de Cristo, Malhações de Judas, Caretas, Encontro de Penitentes e muita oração.

As Secretarias de Cultura, me desculpem os Gestores, não têm relevâncias, não estão a altura da grandeza da cultura da região, da diversidade cultural, não conseguem lidar com os principais aspectos dos processos culturais, ou seja, pouco se contribui ou não se contribui. A responsabilidade de fazer cultura não é da sociedade civil organizada, apesar de desenvolverem esse papel muito bem em nossa região. Graças a Deus que existem esses baluartes. Temos que tratar a cultura como fato simbólico, como necessidade básica do ser humano, não há como pensar o ser humano sem pensar na necessidade de simbolização, que é isso que nos diferencia dos outros animais. Todo mundo tem direito de ter acesso pleno à cultura, é, um direito de cidadania. Na medida em que é uma necessidade básica o Município passa a ter obrigações. Isso Eles não querem entender. Precisamos urgentemente reaver a situação da cultura em nossa região. Estamos nus culturalmente. Precisamos parar com essa história de colocarmos pessoas para aprender a fazer cultura à frente de uma pasta tão importante.

Não consigo ver nenhum gestor cultural planejar as ações de sua pasta, quando o Ministério da Cultura preconiza que seja feito um planejamento para dez anos. Estão realizando o trivial, o que por ano são obrigados a realizarem. A situação cultural em nossa região é muito preocupante. Parabéns as entidades e as pessoas que por amor e por gostar, vêm salvando a nossa cultura.

ENCENAÇÃO DO SITIO MELO








ENCENAÇÃO DO SITIO BREJINHO









CARETAS E JUDAS DO SITIO CABECEIRAS












CARETAS E JUDAS DO SITIO CORRENTINHO






  
 PROCISSÃO DO FOGARÉU- ENCONTRO DE PENITENTES










TERÇO DOS PENITENTES NO CEMITÉRIO 


















Nenhum comentário: