terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como foram escolhidos os nomes dos meses?

O calendário que usamos hoje é uma evolução do antigo calendário romano, no qual vários meses foram batizados com nomes de deuses pagãos. O primeiro calendário romano, criado no século 8 a.C., tinha só dez meses e ia de março a dezembro. Ainda no mesmo século foram acrescentados janeiro e fevereiro, ajustando o calendário ao ano lunar padrão, com 355 dias. Nessa época os 12 meses já haviam sido batizados com praticamente todos os nomes que usamos hoje. As exceções foram julho e agosto, que receberam esses nomes centenas de anos depois - entre os séculos 1 a.C. e 1 d.C. - quando o calendário romano já havia sido adaptado ao ano solar, com 365 dias.
DOS DEUSES AOS MORTAIS
Os líderes romanos Júlio César e Augusto foram os últimos a ser homenageados no calendário

JANEIRO
O nome deriva de Jano (Ianuarius, em latim), deus romano com duas faces e espécie de "porteiro celestial". A palavra latina ianua significa "porta", e o mês de janeiro representa justamente a entrada para um novo começo, um novo ano.

FEVEREIRO
O termo vem do latim februmm, que significa "purificar". Baseado também em um ritual de purificação romano, chamado februa, que acontecia sempre no 15º dia desse mês no antigo calendário criado pelos romanos.

MARÇO
A inspiração foi o deus da guerra, Marte - o nome do mês era martius, quando março abria o ano no primeiro calendário romano. No hemisfério norte, esse período corresponde ao início da primavera, época boa para o começo de campanhas militares.

ABRIL
Existem duas versões mais aceitas. Uma é que o mês vem de aperire, "abrir" em latim, o que lembraria a primavera e o desabrochar das flores. A outra versão vem de uma comemoração sagrada, aprilis, feita em nome de Vênus, deusa do amor.

MAIO
Nome baseado em comemorações que honravam duas deusas romanas identificadas com a primavera e com o crescimento de plantas e flores, Maia e Flora. As celebrações ocorriam no primeiro dia desse mês.

JUNHO
Outro mês com divergências sobre a origem do nome. Uma versão aponta que seria uma homenagem a Juno, deusa romana protetora da família e dos partos. Outra teoria diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.

JULHO
No primeiro calendário romano, era chamado de quintilis, pois era o quinto mês do ano. Séculos depois, no ano 44 a.C., foi rebatizado em homenagem ao grande líder romano Júlio César (Julius Caesar, em latim), que fora assassinado.

AGOSTO
Como era o sexto mês do ano no velho calendário romano, recebia o nome de sextilis. Também foi rebatizado para homenagear outro grande líder, Augusto, que se tornou o primeiro imperador romano.

SETEMBRO A DEZEMBRO
Para esses meses faltou inspiração... Setembro vem de septem, que significa "sete"; outubro, de octo ("oito"), e assim por diante. Ou seja, eles conservaram no nome a mesma posição que tinham no primeiro calendário romano.

Danilo Cezar Cabral

Nenhum comentário: