quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Escavações Paleontológicas podem revelar novas espécies de fósseis

As escavações paleontológicas que estão sendo realizadas por uma equipe de técnicos, professores e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri-URCA, no município de Missão Velha, podem revelar a descoberta de novas espécies de fósseis. Segundo o coordenador da pesquisa e Coordenador Executivo do Geopark Araripe, o paleontólogo Álamo Feitosa, foram encontradas 193 peças do período Jurássico. “É muito provável que seja descoberta uma nova espécie, pois existem poucos depósitos localizados na África, Europa e América do Norte”, explicou.

O material encontrado data de 160 milhões de anos, cerca de 50 a 60 milhões de anos mais antigos que os já encontrados em Santana do Cariri e Nova Olinda, que são do período Cretáceo. São prováveis ossos de peixes celacantus (considerados fósseis vivos), tartarugas de 0,5 a 20cm muito frágeis, que estão desarticulados dentro de uma areia muito fina, o que provavelmente revela que era um lago calmo e eventualmente sofria um grande aporte de água, causando mortandade. “Isso formou uma assembleia fossilífera de cerca de 20cm de espessura que pode ser observada em quase toda formação Brejo Santo”, analisou Álamo.
Os fósseis encontrados passarão pela fase preparatória, ou seja, vão ser retirados da matriz arenítica e posteriormente vão ser montados os esqueletos dos animais para identificação e descrição das espécies. Após todo o procedimento, o material vai ser enviado para o Museu de Paleontologia da URCA em Santana do Cariri.
A pesquisa tem o apoio do Instituto Nacional de Paleontologia do Semiárido, Geopark Araripe e financiamento do CNPq. De acordo com Álamo Feitosa, essa é a primeira vez que uma equipe escava de maneira controlada e realiza levantamento de dados estatísticos a respeito do Jurássico na Bacia do Araripe. As escavações devem retornar após a passagem das chuvas, que prejudicam o trabalho.

Assessoria de Comunicação Geopark Araripe
Sarah Menezes
Jornalista

Nenhum comentário: