terça-feira, 4 de outubro de 2011

Geopark Araripe está sob nova Coordenação Executiva




O Geopark Araripe tem como novo Coordenador Executivo o paleontólogo Álamo Feitosa (foto acima), que já era integrante da equipe como presidente do Comitê Científico. Patrício Melo, ex-coordenador, deixou a vaga para assumir a vice-reitoria da URCA.

Após consulta pública universitária realizada no último dia 26/05, que o elegeu vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo deixa cargo de Coordenador Executivo do Geopark Araripe. Ele atuará ao lado da reitora professora Otonite Cortez em defesa da URCA e também do Geopark. O cargo de Coordenador Executivo foi assumido pelo professor ex-Coordenador Científico do Geopark Araripe, Álamo Feitosa. Outra mudança significativa foi a criação do cargo de Secretária Executiva, assumido pela geóloga Flavia Lima.



À frente da Coordenação Científica do Geopark Araripe desde dezembro de 2009, o Professor Patrício Melo promoveu uma série de melhorias em termos de contratação de pessoal e de projetos. Entre elas destacam-se:

Contratação de profissionais multidisciplinares-geóloga, economistas, geógrafo, jornalista e tradutoras de inglês e espanhol;

 » Negociação da gestão dos geossítios do Geopark com as prefeituras;

 » Aumento da carteira de parcerias com instituições ligadas ao meio ambiente, ao Turismo e Terceiro Setor;

 » Possibilitou a capacitação, em parceria com o SENAC, de condutores e guias para atuar no território do Geopark;

» Elaboração, juntamente com o Conpam, da Cartilha de Educação Ambiental;

» Capacitação do trade turístico, em parceria com o SEBRAE;

» Articulou a realização, juntamente com a SECITECE, da I Conferência Internacional sobre Geoparques da América Latina e Caribe;

» Preparou o território para receber avaliadores da GGN, assistidos pela UNESCO, além dos trabalhos em conjunto com a Secretaria das Cidades e Ministério da Integração Nacional para a implantação da nova sede e veículo do Geopark Araripe.

Sarah Menezes

Nenhum comentário: