quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Plano Nacional de Conservação do Soldadinho- do-Araripe é lançado no Crato

Foi lançado esta manhã, 25/08, o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-Araripe, pássaro endêmico da Região do Cariri, que vive no território do Geopark Araripe. O plano é uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/MMA e da ONG Aquasis e foi apresentado à comunidade no Auditório do Instituto Cultural do Cariri (ICC).

Em comemoração ao aniversário do ICMBio, que completa hoje quatro anos, o plano também foi lançado em Brasília, no mesmo horário. O objetivo é evitar a extinção do Antilophia bokermanni, nome científico do Soldadinho-do- Araripe. De acordo com a pesquisadora da Aquasis, Karina Linhares, esse é um documento que vai nortear as ações junto à sociedade para tirar esse animal da extinção. “Das 1800 espécies de aves do Brasil, apenas 06 tem plano exclusivo de conservação”, ressaltou Weber Girão, da Aquasis.

Entre as metas previstas estão a proteção das nascentes de mata úmida de encostas nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, lugares onde ocorrem o pássaro. Atualmente, relatou Weber, existem apenas 800 indivíduos existentes e alguns deles já não se reproduzem. Entre outras metas, também estão a proteção do habitat e a sensibilização das comunidades em prol da ação.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação do Soldadinho-do-Araripe está disponível na íntegra no site do ICMBio, no endereço eletrônico www.icmbio.gov.br/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-planos-de-acao-nacionais . Representações das mais diversas entidades estiveram presentes, FLONA, IBDVAMA, ACB, SEMACE, Geopark Araripe, SOS CHAPADA DO ARARIPE, SESC e Secretaria de Meio Ambiente do Crato e Sociedade Civil.
O projeto tem apoio da Bird Life, CEMAVE, IBAMA, The World Bank e PROBIO II.
Assessoria de Comunicação Geopark Araripe
Sarah Menezes
Jornalista

Nenhum comentário: