segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como Plantamos Pequi - Agrofloresta

Foto:Edemo Corrêa Canarana -MT
Colher os frutos bem maduros, aqueles caídos dos pés que não servem para alimentação muitos deles é ótimo para plantar, basta observar se não estão com brocas.
Em seguida retire a polpa com faca bem amolada (foto a cima) e colocar as sementes no chão ao natural por 30 dias, deixe tomar sol e chuva, se tiver formigas cortadeiras por perto melhor ainda, pois elas ajudam a eliminar o restante da polpa que a faca não consegue tirar.  
As sementes do pequi que não forem utilizadas para alimentação, coloquem-nas em um tambor com água e vai trocando a cada 02 dias, com uma semana solta a polpa, da mesma maneira colocar no sol.

A próxima etapa colocar as sementes em um canteiro com areia removida com uma pequena camada de terra, o máximo 02 cm da maneira que possa ver o dorso delas. Após trinta dias começa a germinação que só termina na próxima chuva do ano que vem.

A dificuldade da planta em saquinhos é porque terá que cuidar dela de um ano para o outro, pois no primeiro ano quando está no tamanho ideal para plantar a chuva já se foi.

O correto é quando as sementes estão germinando no canteiro de areia, no primeiro brotinho (veja fotos abaixo), transplantar para a cova bem rasa deixando o brotinho para fora.

É de muita importância fazer um ninho no entorno com capim, gravetos e folhas, mas não deixe encostar-se no brotinho, pois ele estará protegido de insetos e já terá matéria orgânica suficiente no seu começo de vida. Depois é só coroar ela com enxada uma vez por ano sempre trazendo o material para o entorno da planta.

Nós também plantamos o pequi direto a semente no meio do cerrado nativo, em 03 anos encontramos 100 pés.

Plantamos há 02 anos 1000 sementes a maioria nasceu no segundo ano.

Vamos mostrar fotos em outra oportunidade. É uma experiência nova. Estamos coroando eles e contando.

Até a próxima.

Por Kassu/AGUABOANEWS

Fotos - Dr. Edu Cassiano
Publicação e revisão - Meider Leister

Nenhum comentário: