sábado, 26 de março de 2011

Como criar um currículo criativo

Nos dias de hoje a concorrência aumenta cada dia mais em todos os setores, com relação a tudo, principalmente no mercado de trabalho. Atualmente, para que você consiga um bom emprego  é necessário que você tenha alguma indicação, que seja por meio de concurso ou se você chamar atenção de algum modo. É preciso se destacar para poder competir por vagas do seu interesse. Um jeito de marcar quando você enviar ou entregar seu currículo  é customizar o seu currículo. As empresas estão cansadas de receber currículos iguais, sem atrativos e que não chamam a atenção de alguma forma. Se você quer ter um diferencial na seleção de emprego de alguma empresa, você pode criar um currículo criativo. Para se criar um currículo criativo é preciso muito cuidado, para não exagerar e acabar pecando por excesso.
Como ser criativo
Para ser criativo você não precisa inventar e nem mentir sobre nada. Usando boas palavras já é um modo de ser criativo. Na aparência  do seu currículo você pode utilizar gráficos para indicar suas experiências profissionais. Pode usar desenhos indicativos de acordo com cada item do seu currículo e saber utilizar bem suas palavras na parte de resumir suas qualidades e características. Outro modo de criar e ser diferente na confecção de um currículo é imprimi-lo com a sua foto no canto superior direito ou esquerdo, vai de sua preferência. É importante ficar atento para detalhes, como o da foto por exemplo. Não utilize fotos grandes e nem de corpo inteiro. Utilize fotos apenas de rosto e um pouco maior que uma 3×4. Dependendo da sua área você pode mudar ainda mais o seu currículo. Se você for modelo, você poderá imprimir uma foto sua em um papel especial e no verso imprimir o seu currículo, assim você irá unir o útil ao agradável.

Cuidado

Para fazer um bom currículo você deverá colocar apenas o que você já fez e com o que já trabalhou, contendo todos os cursos e conhecimentos. Não minta e nem tente tirar vantagem pelo currículo, pois caso você seja contratado para uma função que não seja verdadeira, somente você irá se prejudicar. Tenha cuidado também para não exagerar em desenhos, gráficos, foto, pois o currículo ficará poluído e não será agradável para ninguém ver muita imagem se o que interessa é o que está escrito. Vá direto ao ponto, não enrole. Os responsáveis pela seleção de novos contratados irão procurar uma pessoa eficiente, rápida, dinâmica e objetiva.
Para que você tenha algumas idéias, veja alguns modelos de currículos criativos abaixo:

Nenhum comentário: